Crônicas

Seus sonhos, seus projetos

       Como você imagina ou como você toca os seus projetos na vida? Você pensa muito, coloca os pontos negativos e positivos e toma uma decisão? Essa decisão é tempestiva ou é pensada em todos os detalhes? Alguns projetos exigem uma decisão rápida ou há tempo para executar?
        A escolha dos nossos projetos de vida envolvem uma lentidão, um certo caminhar seguro até o seu destino final. Ele pode ser o que você imaginou ou ser completamente diferente do original.
        As nossas decisões dependem muito do tempo. A maturação da caminhada e examinar os pontos onde podemos ser lentos ou não.
      No entanto, mesmo lentos, eles não podem ser interrompidos. O nosso temor não pode estar na velocidade dos nossos projetos. Nossa preocupação deve estar nos obstáculos que podem impedi-los.
        Nossos projetos não podem ter o comportamento do aventureiro, que apenas sabe ou ouviu dizer sobre algum objeto de desejo. E ele parte sem nenhum preparo ou com o preparo mínimo que seu conhecimento rápido apurou e leva apenas, em sua bagagem, a confiança de poder fazer.
         Vontade só não basta. A lentidão nem sempre é a vilã da história de sucesso. Conhecer os obstáculos é mais importante que tudo. Tudo se resume em caminhar. E os cuidados dos nossos passos determinarão a vitória ou o conhecimento do nosso limite.
       Estabelecer o limite define a velocidade da caminhada. O objeto de desejo também. O limite é saber até onde podemos seguir seguros, lentamente, sem temer qualquer impedimento, qualquer obstáculo. O objeto de desejo nem sempre é o nosso objeto, ele é, também, o objeto de muitos. E esses muitos tenderão a serem os nossos obstáculos.
        Nossos sonhos, nossos projetos são também os sonhos e projetos de muitos. A nós está reservado o sonho e os projetos pertencem à realidade.
      Alguns podem esperar a maturação outros exigem o determinismo. Para os primeiros o tempo tem uma importância grande, para o segundo o tempo não importa. São os apressados em executar aquilo que não estão preparados para fazer.
     Não devemos temer o tempo, porque em muitos casos ele é o nosso principal aliado. É como ver os outros correndo e atropelando os acontecimentos e nós seguirmos atrás recolhendo as pedras por onde muitos caíram e aprendermos com ela.
      O tempo é o inimigo da perfeição, mas só o tempo pode aprimorar nosso jeito de caminhar. E caminhar e seguir da maneira correta são as ferramentas ideais daqueles que desejam não ser impedidos no caminho.

Origem da foto: Foto de Johannes Plenio na Unsplash 

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI. SE GOSTOU ENTÃO CADASTRE-SE NAS NOTIFICAÇÕES OU POR E-MAIL. E RECEBA NOVOS POSTS.

Nilson Lattari

Nilson Lattari é carioca, escritor, graduado em Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e com especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Gosta de escrever, principalmente, crônicas e artigos sobre comportamentos humanos, políticos ou sociais. É detentor de vários prêmios em Literatura

Obrigado por curtir o post