Crônicas

Indiferença

        Indiferença é tudo na vida, para quem não se importa com ela. Ter indiferença é não ver nada de diferente no outro. Indiferença é não se importar com o que acontece em volta, sejam pessoas ou situações. É não reagir, é não se interessar, é seguir em frente baseado no conceito de que o que se deseja está na frente e que basta esperar para alcançar.
        Os iguais se atraem, os indiferentes se conluiam. Os iguais se agregam, os indiferentes se associam. Como soma, indiferentes tendem a pensar nos seus futuros, como sócios até que a sociedade se desagregue.
        Nem sempre quando se faz a diferença algo pode ser positivo. Ser um indiferente diante da tragédia alheia também é fazer um tipo de diferença, embora negativa.
       O indiferente é covarde porque dissimula, engana e distrai. Usa das palavras de modo perverso, embora pareça que diz a verdade. O indiferente cita Deus, o igual tenta ao menos ser a Sua semelhança.
        Nem sempre o indiferente é o mais poderoso, muitas vezes é, justamente, aquele que não tem nada. E se porta como indiferente para parecer que vale mais que o outro. O indiferente passa na rua e não vê a tragédia andar ou dormir ao seu lado. Com o tempo a indiferença se torna um hábito, e um hábito de ignorar mata, destrói e frustra.
        A indiferença vem disfarçada de políticas e ideologias. Muitas vezes prega um discurso bonito e bem-feito. Mas ele só fala para indiferentes iguais e hipnotizados, esperando o dia em que possam mostrar suas indiferenças através de uma vitória pífia de quanta riqueza acumularam. O indiferente prega sua doutrina como a correta, e a ele pouco importa que a sorte o beneficie, porque acha que sorte é fruto de trabalho, mesmo que esse trabalho seja fruto de uma oportunidade de berço ou outra qualquer de igual quilate.
        O indiferente prega a liberdade porque ele, supostamente, a conquistou. Ser igual não nos torna livres porque ser igual é viver sempre preocupado com o outro. E não há liberdade onde há sofrimento, seja de qual lado for.

Origem da foto: Foto de Joe Pearson na Unsplash 

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI. SE GOSTOU ENTÃO CADASTRE-SE NAS NOTIFICAÇÕES OU POR E-MAIL. E RECEBA NOVOS POSTS.

Nilson Lattari

Nilson Lattari é carioca, escritor, graduado em Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e com especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Gosta de escrever, principalmente, crônicas e artigos sobre comportamentos humanos, políticos ou sociais. É detentor de vários prêmios em Literatura

Obrigado por curtir o post