Crônicas

Deus ama os ateus

         Se todos nós somos filhos de Deus, com certeza os ateus também o são. Resta saber se Ele daria um tratamento diferenciado para eles, em relação aos outros.
        Um pai tem filhos que são diferentes entre si. No entanto, ele os cria da mesma maneira, podendo variar uma situação econômica melhor, em determinados momentos ou não. Mas sempre um pai admira seus filhos. Alguns querem que eles sejam as suas cópias e outros preferem que escolham outros caminhos ou seus próprios caminhos.
          Para isso é necessário que eles façam das suas reflexões as suas vontades, e as escolhas dos seus caminhos.
       Alguns desagradam por seguirem caminhos não tão bem-vindos para os seus pais. Outros procuram se espelhar neles. Vai daí o dilema: quem seriam os filhos mais amados ou os mais desprezados?
     Em um determinado momento da vida, alguns trilham caminhos que se assemelham a uma revolta e provocam uma revolução na vida da família. O filho que está distante, tanto geograficamente quanto ideologicamente, pode ser o mais amado, porque há na esperança do pai a espera pelo momento do retorno. O filho pródigo que abandona os ensinamentos e resolve seguir o seu próprio caminho sempre terá na lembrança aquilo que lhe foi ensinado.
        Deus proveu a todos da capacidade da reflexão. Alguns não têm tanta sorte de receber uma educação que lhes aprimore esse dom. Outros usam esse dom para não se subordinar ao que foi ensinado. E há aqueles que buscam resolver o mistério das suas próprias vidas, usando a mesma ferramenta.
          Onde estará Deus? Perguntam todos.
          Para alguns, Ele está em todo lugar, mas somente eles podem vê-Lo, seguindo suas reflexões pessoais, e acreditam na Sua existência seja lá qual for o argumento contrário.
       Outros fazem do mistério a sua eterna procura. O mistério é o espaço vazio que a ciência não consegue explicar. No entanto, ateus não procuram o mistério para encontrar Deus. E é, exatamente, aí que eles O encontram. Eles não cansam de procurá-Lo, apesar de estarem escondidos na ciência. Negam porque se há um Deus lógico, somente a lógica pode explicar a Sua existência. Questionam, colocam argumentos imbatíveis e mesmo assim são amados, exatamente porque as suas negações e os seus questionamentos reforçam aqueles que abraçam a fé e, ao mesmo tempo, há um Deus que lhes sorri, satisfeito, porque são os filhos que mais exerceram a capacidade de refletir, questionar e demonstrar que a sabedoria vem da procura eterna colocada nas perguntas.
        Deus é mistério, é desconhecimento, e o mistério é Deus procurando os homens, para se encontrarem em algum lugar. Ateus não questionam Deus, questionam a sua existência como ser mítico. Quem reflete desdenha dos mitos. Quem reflete procura mais além dos mitos e, por certo, sendo que Deus não seja um mito, ambos acabaram se encontrando.

Origem da foto: Foto de Davide Cantelli na Unsplash 

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI. SE GOSTOU CADASTRE-SE NAS NOTIFICAÇÕES OU POR E-MAIL. E RECEBA NOVOS POSTS

Nilson Lattari

Nilson Lattari é carioca, escritor, graduado em Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e com especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Gosta de escrever, principalmente, crônicas e artigos sobre comportamentos humanos, políticos ou sociais. É detentor de vários prêmios em Literatura

Obrigado por curtir o post