Crônicas

Nossas diferenças

        É o desejo de todos ser diferente ou fazer a diferença ou, pelo menos, de quase todos. Explico. Há alguma coisa dentro de nós que deseja ser aquele que fará alguma diferença, seja através de alguma descoberta significativa ou alguma atitude que impressione as pessoas. É como ser um tipo de vitrine, um exemplo a ser seguido e conseguir a admiração de todos. Tudo isso, creio eu, passa pela cabeça de todo mundo. E não há nada de repreensível nisso.
         É como sonhar para atingir um objetivo. Traçar as metas, imaginar caminhos, enfrentar obstáculos e chegar lá, naquele ponto almejado.
        Se considerarmos que viver é um negócio, o segredo é a melhor arma que temos. Devemos partilhar nossos sonhos com outros, dizer-lhes aquilo que queremos ser e nossos objetivos? Alguns creem que dizer isso é como atrair a inveja ou o mau-olhado para nós. E nossos objetivos serão, digamos, destruídos, não realizáveis, e atribuiremos aos outros a origem do nosso fracasso.
        Voltando ao segredo do negócio, podemos dizer que essa é a chave das diferenças entre nós e os outros. Sonhos existem para serem sonhados e não para serem compartilhados. A menos que esses sonhos façam parte de uma companhia que amamos, de um grupo de amigos, uma equipe em uma empresa que compartilhamos ou mesmo em uma sociedade onde convivemos.
        Sonhos, no entanto, melhores são aqueles que vivemos individualmente. E nesse caso, são sonhos com segredos que somente nós conhecemos. A estratégia para realizá-los é o segredo do nosso negócio.
         Não, não há a menor possibilidade, de acordo com meu ponto de vista, de alguém lançar um mau-olhado como um raio, para triturar nossos sonhos. Há alguns que creem nisso. E acham que esse seja o segredo do seu negócio, a estratégia para o êxito.
         Nosso segredo ou a nossa diferença é ter um Insight qualquer, que chega até nós, de não se sabe onde, e como uma epifania encontramos o caminho das pedras.
       Esse segredo é encontrar as oportunidades e não perdê-las. Algumas vezes estão bem escondidas, ou bem na frente dos nossos olhos. Outras vezes nas palavras de outros, nas leituras de alguém ou em algo que vimos e não percebemos. Esse é o grande segredo para um grande negócio: enxergar aquilo que ninguém, supostamente, está vendo. É como enganar o azar, fingindo que não pensamos e o temos todo o tempo.
        O segredo é saber o que ninguém mais sabe. Os preguiçosos ou aqueles que se conformam apenas em imitar outros ou seguir outros nunca saberão o que ninguém mais sabe. Porque a procura é enfadonha, é trabalhosa e muitas vezes arriscada. Mas para encontrar a pedra mais preciosa é necessário buscá-la, onde quer que esteja.
        Para saber o que ninguém sabe é preciso ler onde ninguém quer ler, ir aonde ninguém quer ir e sentir aquilo que ninguém quer sentir. O segredo do nosso negócio e o que vai fazer a diferença é levantar, caminhar e procurar. Nenhum negócio nasce por inércia, é preciso investir em si para que o sonho apareça.
        A grande diferença é quando sabemos das coisas e assistimos outros exibindo o que não sabem.

Origem da foto: Foto de Kier in Sight Archives na Unsplash

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI. SE GOSTOU ENTÃO CADASTRE-SE NAS NOTIFICAÇÕES OU POR E-MAIL. E RECEBA NOVOS POSTS.

Views: 26

Nilson Lattari

Nilson Lattari é carioca, escritor, graduado em Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e com especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Gosta de escrever, principalmente, crônicas e artigos sobre comportamentos humanos, políticos ou sociais. É detentor de vários prêmios em Literatura

Obrigado por curtir o post