A desconstrução da Gisele
A DESCONSTRUÇÃO DA GISELE.
A propaganda é arte ou ciência, como queiram, de apresentar algo ou alguém para um público. Normalmente, alguém que seja uma espécie de grife no mercado apresenta o produto. Seja um homem ou mulher famosa, ou mesmo um fato como a comédia. Afinal, o produto a ser oferecido é novo, ninguém conhece, e cabe uma espécie de escada para que ele viva no inconsciente coletivo.
A modelo mais bem paga do mundo, Gisele Bündchen, aparece apresentando uma marca de sapatos. É interessante como foi “armada” ou construída a mensagem. Quando se vê Gisele, vê-se Gisele. Assim, é preciso desconstruir a modelo, enfeiando-a. Começa pela pose deitada, ou seja, caso ela ficasse de pé, a sua figura se sobreporia ao produto que calça. E, por que não, tira-se a calça da Gisele e ela posa com uma prosaica camisa, masculina, na cor branca. No final, descabela-se a Gisele, para que os olhares se voltem para o calçado que ela usa.
Mesmo desconstruída, o produto precisa de Gisele para que apareça.
Nas propagandas de cervejas, existe um mesmismo quando se procura a comédia. Ela se volta para criticar a própria propaganda, quando o ator menciona os nomes duplos dos personagens. A bem da verdade, que razão existiria para o uso de nomes duplos? É simples. O uso de nomes próprios como João, Carlos, José, ou Zé remete ao público em geral. A cerveja precisa atingir um público mais seleto, e nada mais seleto do que a composição dos nomes: João Carlos, Carlos Antônio, ou mesmo a Maria Laura que reclama da tal “musiquinha”, em off, que serve para funcionar como uma ordem que vem de cima, destacando a cerveja.
Propaganda é a arte de mostrar que aquilo que você vai fazer é diferente. É comum se construir os produtos dentro de um invólucro que define o público. Por exemplo, uma caneta, um relógio são apresentados sem muito colorido, porque ele é voltado para alguém especial. Já uma propaganda de produtos de cozinha, um verdadeiro pesadelo para as donas de casa, aparece com personagens sorrindo, o marido participando, e cenário colorido. Desconstruir o pesadelo, esse é o plano.
Mas, mesmo que se desconstrua Gisele, é necessário que nenhuma paisagem figure por trás. Afinal, no fundo, no fundo, nada pode ofuscar Gisele.
Views: 8